segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Funções Orgânicas.

Foi nos dada a tarefa de fazer um post diferente esta semana. Como foi pedido pela professora de química orgânica Karine Rover, daremos uma breve aula sobre funções orgânicas, com direito a exercício exemplo e uma curiosidade.
Todas as substâncias usadas em nosso dia-a-dia, entre elas alimentos, produtos de limpeza, objetos e organismos, todos possuem uma função. Esta função é caracterizada pela distribuição de átomos de carbonos em cadeia e/ou diretamente ligados ao Hidrogênico e a outros compostos.

As principais funções orgânicas e que são facilmente encontradas em nossos meios são: Álcool (Terminação OL), Éter (Terminação OXI + O), Aldeído (Terminação AL), Cetona (Terminação ONA). Ácido Carboxílico (Terminação ÓICO), Ester (Terminação OATO + ILA), Amina (Terminação Amina), Amida (Terminação Amida) e Hidrocarboneto (Terminação O). As terminações citadas são colocadas no momento de formar suas nomenclaturas, que além das terminações, são necessários os tipos de ligações, as quantidades de carbonos, as posições das duplas ou triplas ligações e a posição do grupo funcional, para assim, poder dar a nomenclatura das funções corretamente, como veremos no exercícios a seguir.

Exercício Exemplo
01.  As formigas, principalmente as cortadeiras, apresentam uma sofisticada rede de comunicações, dentre as quais a química, baseada na transmissão de sinais por meio de substâncias voláteis, chamadas feromônios, variáveis em decomposição, de acordo com a espécie. O feromônio de alarme é empregado, principalmente, na orientação de ataque ao inimigo, sendo constituído, em maior proporção, pela 4-metil-3-heptanona, além de outros componentes secundários já identificados, tais como: 2-heptanona, 3-octanona, 3-octanol e 4-metil-3-heptanol.

a) Quais os grupos funcionais presentes na estrutura da 2-heptanona e do 3-octanol, respectivamente?

RESOLUÇÃO: Perceba que de acordo com o termo "HEPT", a substancia possui sete carbonos, o termo AN, só apresenta ligações simples e o termo "ONA" indica que a substância é uma Cetona. Posto isso, só é preciso montar o composto.

Ch3 - C - Ch2 - Ch2 - Ch2 - Ch2 - Ch3 (2 Heptanona)
         ll
         O
O termo "OCT" representa a quantidade de oito carbonos, "AN" representa ligações simples e o termo "OL" que a substância é um Álcool. Posto isso, só é preciso montar o composto.

Ch3 - Ch2 - Ch - Ch2 - Ch2 - Ch2 - Ch2 - Ch3
                   l
                 OH

b) Quais as funções orgânicas representadas pelos compostos 4-metil-3-heptanona e 4-metil-3-heptanol, respectivamente?

RESOLUÇÃO: Como foi dito no exercício anterior, a partir da verificação das terminações, os compostos são respectivamente uma Cetona e um Álcool.

CURIOSIDADE

Uma curiosidade que pode ser de interesse de várias pessoas, principalmente as mulheres, é que a Propanona é usada como solvente de esmaltes.
Acetonas pertencem à classe das Cetonas (substâncias orgânicas oxigenadas caracterizadas por apresentar a carbonila em carbono secundário).
Acetonas são obtidas industrialmente através de diferentes processos, um deles é por meio de alcoóis secundários num processo conhecido por desidrogenação.
Portanto a Acetona possui diversas finalidades, como solvente de tinta e vernizes e no preparo de celuloide, corantes e sedas artificiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário